A ÚLTIMA HORA
- Igreja Batista Reformada
- 14 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
A ÚLTIMA HORA
Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. —1 JOÃO 2:18
Nesse versículo João fortalece os fiéis contra os ataques pelos quais possam vir a ser abalados. Muitas seitas já haviam surgido que despedaçaram a unidade da fé e causaram transtorno às igrejas. Mas João não apenas encoraja os fiéis caso viessem a fraquejar, como volta o todo para um propósito contrário. Com isso, João lembra-lhes de que a última hora havia chegado e, portanto, exorta-os a um cuidado maior. É como se ele tivesse dito: “Enquanto vários erros surgem, é bom que vocês estejam alertas e não sobrecarregados, pois devemos concluir disso que Cristo não está distante. Procuremos, então, atentamente por Ele, para que Ele não surja diante de nós repentinamente”.
Da mesma forma, é bom que nos consolemos naquele dia e vejamos pela fé o vindouro advento de Cristo — enquanto Satanás está causando confusão,
para transtornar a Igreja—, pois esses são os sinais da última hora.
Todavia, tantas eras já passaram desde a morte de João como se aparentemente provando que essa profecia não seja verdadeira. A isso respondo que João, conforme o modo comum adotado nas Escrituras, declara ao fiel que agora nada mais permaneceu, mas que Cristo deve surgir para a redenção do mundo.
No entanto, como ele não estabelece um momento, não persuadiu o povo daquela era por uma esperança vã, nem pretendia encurtar o futuro do curso da Igreja e as muitas sucessões de anos durante as quais a Igreja até o momento permaneceu no mundo. E indubitavelmente, se a eternidade do reino de Deus é mantida em mente, de modo que uma hora seja para nós como um momento, devemos compreender a intenção do apóstolo. Ele chama de “última hora” o momento durante o qual todas as coisas serão tão completas a ponto de que nada persistirá, exceto a última revelação de Cristo.
“Enquanto vários erros surgem, é bom que vocês estejam alertas e não sobrecarregados, pois devemos concluir disso que Cristo não está distante. Procuremos, então, atentamente por Ele, para que Ele não surja diante de nós repentinamente”.
João Calvino

コメント