O BEZERR0 DE OURO DO NOSSO TEMPO
- Igreja Batista Reformada
- 9 de ago. de 2022
- 8 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2022

O BEZERRO DE OURO DO NOSSO TEMPO
Estamos vivendo tempos muito difíceis, uma inversão de valores tão grande, e ao mesmo tempo uma falta de identidade ainda maior, tempos complexos pairam sobre a Igreja de hoje, a muito os mais sinceros em temor a Deus tem observado o quanto a atual cristandade tem se afastado de Deus, seja em sua vida piedosa ou seja nos cultos, que ao termos um profundo temor e zelo pela palavra de Deus conseguimos perceber o que agrada e o que não o agrada em um culto destinado a Ele.
Porém nesses últimos dias estamos vivendo pode se dizer um caos moral na Igreja, não digo referente aos escândalos sobre adultério e desvios de caráter, mais digo um caos no tange ao pecado da idolatria, sim a idolatria tomou conta de muitas Igrejas ao longo de nosso de nosso tempo, um dos pecados que somos constantemente exortados a nos afastarmos dele, e literalmente o que mais esta corrompendo a igreja de hoje, e muitos são os bezerros de ouro desse tempo.
Temos;
a idolatria pastoral (homens que idolatram seus pastores a ponto de simplesmente abandonarem a Cristo por conta desses homens)
a idolatria teológica (homens que colocam a teologia até mesmo acima de Deus, tentando a todo custo com suas mentes por mais que para nos possam parecer mentes brilhantes, mas, para Deus não passam de mentes infantes)
a Idolatria social (homens que idolatram o trabalho social, esquecendo-se da ortodoxia, crendo que apenas esse trabalho os colocara aprovados perante Deus)
a Idolatria dos mistérios (homens que idolatram, tanto os cultos de mistério que se quer conseguem buscar na Palavra de Deus um respaldo para o seu movimento, outros nem mesmo consegue firmar-se em um culto racional devido ao teor altamente viciante desses cultos de mistério, e fazendo assim com que sejam assim como os outros idolatras reprovados pelo Senhor)
a Idolatria do Eu (essa é praticamente a mais danosa entre todas as idolatrias, essa impede o indivíduo de literalmente glorificar a Deus para glorificar e exaltar a si mesmo) mas, nos últimos dias a pior de todas as idolatrias tem se mostrado cada dia mais feroz, essa é a idolatria política, idolatria tal que contamina tanto reformados, renovados, pentecostais,
Idolatria política essa atualmente tem levado líderes religiosos a abandonar literalmente a centralidade do culto a Deus, para o culto aos homens incautos, mentirosos, adúlteros, perversos e inimigos de Deus, essa idolatria tem feito com que crentes em nosso pais deixem a suficiência e supremacia de Cristo, e toda a sua esperança Nele, para depositarem em outros homens, seres caídos e pecadores toda a sua esperança.
Mas, por que isso ocorre? A resposta está no início deste texto. A inversão de valores fez com que os crentes não vejam mais a Palavra de Deus como sua única regra de fé e pratica, aliás essa frase, é até muito repetida em muitos locais, porem no que se pode ver, ela e muito pouco vivida, durante anos homens sérios e inspirados por Deus produziram tantas obras magnificas para auxiliar a Igreja a ser cada vez mais piedosa, e ser como as noivas prudentes que Cristo nos ínsita a sermos, porem a própria Igreja foi abandonando assim como as Sagrada Escrituras, esses documentos que auxiliariam o crente a ser ainda mais piedoso.
Vejamos o que alguns desses documentos descrevem e ensinam a Igreja;
"Como Batista de linha Reformada e Calvinista usarei alguns documentos aos quais subscrevo em nossa Igreja. "
CREDO APOSTÓLICO
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
CATECISMO PURITANO
Pergunta 1: Qual é o fim principal do homem?
Resposta: O fim principal do homem é glorificar a Deus1 e deleitar-se nEle para sempre.2 1 1Coríntios 10:31 2 Salmos 73:25-26
Pergunta 3: O que as Escrituras ensinam principalmente?
Resposta: As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer acerca de Deus, e quais os deveres que Deus requer do homem.1 1 2Timóteo 1:13; Eclesiastes 12:13
Pergunta 4: O que é Deus?
Resposta: Deus é Espírito,1 infinito,2 eterno3 e imutável4 em Seu ser,5 sabedoria, poder,6 santidade,7 justiça, bondade e verdade.8
· 1 João 4:24
· 2 Jó 11:7
· 3 Salmos 90:2; 1Timóteo 1:17
· 4 Tiago 1:17
· 5 Êxodo 3:14
· 6 Salmos 147:5
· 7 Apocalipse 4:8
· 8 Êxodo 34:6-7
Pode parecer assustador, mas essas quatro perguntas, em que suas respostas, deveriam estar bem alicerçadas na mente de todo crente, causa em muitos até um calafrio na espinha pela falta da mesma.
“Lembro-me de uma situação quando, era então professor de EBD em uma denominação a qual pertencia, fiz uma pergunta simples para aqueles crentes, em que a resposta até hoje me assusta.
Filemom é uma cidade ou uma pessoa?
E a Igreja ficou dividida, alguns diziam cidade outros uma pessoa”.
Tal situação não deve causar em nos risos, mais sim profunda tristeza, pois mostra o qual longe o povo de Deus está de sua Palavra. O salmista diz que esconderia em si a palavra de Deus para não pecar contra o próprio Senhor, o salmista anseia pelo ensino do Senhor Salmos 119:11, e hoje nossa geração está rejeitando essa palavra e ensino.
Outro documento que poderia usar é a confissão de fé.... Alguns crentes nem ao menos sabem para que servem esses documentos, assim como os credos dos primeiros séculos esses documentos foram importantíssimos para que a Igreja não se desviasse da centralidade da Palavra de Deus.
CFB1689
CAPÍTULO I
SOBRE AS SAGRADAS ESCRITURAS
1. A Sagrada Escritura é a única, suficiente, correta e infalível regra de todo conhecimento, fé e obediência salvíficos,1 embora a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, a ponto de tornar os homens indesculpáveis; ainda assim, não são suficientes para oferecer aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade, que é necessário para a salvação. 2 Portanto aprouve ao Senhor, em diversas ocasiões, e de muitas maneiras, revelar-Se, e declarar a Sua vontade para a Sua igreja;3 e, posteriormente, para melhor preservação e propagação da verdade, e para o mais seguro estabelecimento e consolo da igreja contra a corrupção da carne, e a malícia de Satanás e do mundo, concedeu a mesma completamente por escrito; o que faz das Sagradas Escrituras indispensáveis. Aqueles antigos modos de Deus revelar a Sua vontade ao Seu povo estão agora completados. 4
1 2Timóteo 3:15-17; Isaías 8:20; Lucas 16:29,31; Efésios 2:20 2 Romanos 1:19-21, 2:14-15; Salmos 19:1-3 3 Hebreus 1:1 4 Provérbios 22:19-21; Romanos 15:4; 2Pedro 1:19-20
Capítulo II
Sobre Deus e a Santíssima Trindade
1. O Senhor nosso Deus é somente um Deus vivo e verdadeiro;1 cuja subsistência é em e de Si mesmo,2 infinito em Seu ser e perfeição; cuja essência não pode ser compreendida por qualquer outro, senão por Ele mesmo;3 um espírito puríssimo,4 invisível, sem corpo, partes ou paixões, a Quem somente pertence a imortalidade, que habita na luz que nenhum homem pode acessar;5 é imutável,6 imenso,7 eterno,8 incompreensível, onipotente,9 em tudo infinito, santíssimo, sapientíssimo,10 completamente livre e absoluto, operando todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade imutável e justíssima,11 para a Sua própria glória.12 É amorosíssimo, gracioso, misericordioso, longânimo, abundante em bondade e verdade, que perdoa a iniquidade.
BÍBLIA SAGRADA
Colocada aqui por último pois todo credo e confissão deve estar alicerçado pela Palavra de Deus e não por meros entendimentos humanos
A Palavra de Deus coloca o pecado da idolatria como um pecado ao qual Deus, em seus decretos eternos a proíbe. Vejamos;
“Não terás outros deuses diante de mim” [Êxodo 20:3]
A um grande problema em nosso tempo, alguns insistem e dizer que os dez mandamentos de Deus não são mais para nosso tempo, porém a própria palavra de Deus contradiz esse demoníaco pensamento em um único verso para aqueles que defendem a validade apenas do novo testamento. 2 Timoteo 3:16 . e não posso me esquecer e claro do capitulo 5 do sermão do monte onde Cristo explica a Lei.
O primeiro mandamento requer de nós que saibamos e reconheçamos que Deus é o único Deus verdadeiro, e nosso Deus, e que O adoremos e O glorifiquemos em conformidade com isso.
Idolatria não é apenas adorar outros deuses ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus em nossa vida. Podemos idolatrar uma pessoa, um emprego, um partido político, dinheiro... Para evitarmos a idolatria, devemos sempre pôr Deus em primeiro lugar, em tudo que fazemos.
Vejamos mais alguns textos;
Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. Isaías 42:8
"Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:4
Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Salmos 115:4-8
Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. 1 Coríntios 10:14
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei". 1 Samuel 15:23
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. Colossenses 3:5
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Romanos 1:22-23
Temos muitos mais textos nas sagradas escrituras que nos exortam a nos afastarmos da idolatria.
Mas, qual e o propósito deste texto? O propósito é apenas um, levar o leitor a entender que ter uma preferência musical, futebolística, cinematográfica e até mesma política em si não é um pecado, mais ao mesmo tempos que não é, pode tornar a ser, pois a linha que separa ambos é muito tênue, ou seja para que você possa cair no pecado da idolatria é uma questão de minutos ou até menos, assim como em outros pecados também.
Faça você mesmo um teste, e veja se você está cometendo esse triste pecado, veja em quanto tempo você tem dedicado à sua vida em discursões politicas em brigas, em notícias sobre o assunto etc., e veja se o tempo que você ganha buscando entendimento da Palavra de Deus, em comunhão com seus irmãos santos em Cristo e maior ou menor. Seja sincero, e se o seu caso for de idolatria faça como Davi no Salmo 51, reconheça seu pecado se arrependa dele, assumindo a sua culpa não delegando a outros a responsabilidade do seu pecado, e clame pelo perdão de Deus, e certamente ele te perdoara, pois, os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Que o Senhor lhe conceda graça em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com amor em Cristo !
pr. Anderson Vieira
Comments