top of page

DEUS ESTÁ ATIVO



DEUS ESTÁ ATIVO


Os céus por sua palavra se _zeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. —

SALMO 33:6

O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens. —SALMO 33:13


É frio e inerte representar Deus como um Criador momentâneo que completou Sua obra uma única vez e então a abandonou. Aqui, especialmente, devemos divergir dos irreligiosos e manter a postura de que a presença de poder divino é evidente tanto na condição presente do mundo quanto no momento em que ele foi criado. Sem apelar à providência divina, não conseguimos compreender a força plena do que

Deus pretende quando se coloca como Criador, independentemente do quanto aparentemente a compreendamos com nossa mente e a confessemos com nossa língua. A fé deve penetrar mais fundo. Após descobrir que há um Criador, a fé deve pressupor que Ele é também um Comandante e Preservador — que não utiliza um tipo de movimento genérico na máquina do globo e suas partes, mas utiliza uma providência especial que mantém, aprecia, supervisiona todas as coisas que Ele criou, até a mais ínfima; mesmo um pardal.

Logo o salmista, tendo presumido que o mundo foi criado por Deus, imediatamente admite o movimento contínuo dessa providência — “Os céus por Sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de Sua boca, o exército deles”; acrescentando imediatamente: “O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens”. Ele associa outras coisas ao mesmo efeito. Pois, ainda que nem todos arrazoem tão precisamente, não é crível que as questões humanas pudessem ser supervisionadas por Deus a menos que Ele tivesse criado o mundo; e ninguém poderia crer seriamente que Deus é Criador sem sentir-se convencido de que Ele cuida de Suas obras. Logo, o salmista, com bom raciocínio e em ordem admirável, nos guia de um até o outro.


João Calvino


Comments


©2021 por Igreja Batista Reformada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page