
SANTIFICAÇÃO
- Igreja Batista Reformada
- 25 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Trecho da exposição ao Cap. 17 em João
O que é santificação?
Talvez por falta de ensinamentos apropriados, e em muitos casos falta de interesse mesmo, alguns crentes costumam sim confundir dois termos, santificação e justificação, falaremos muito brevemente de cada uma delas;
Santificação é a operação continua do Espirito santo nos crentes, tornando-os santos, adaptando nosso caráter, sentimentos e comportamento a imagem de Cristo.
A justificação é um evento único, a santificação é um processo continuo. A justificação nos liberta da culpa do pecado e a santificação da contaminação do pecado. Como podemos ver uma é parte tão necessária da obra salvador de Deus quanto a outra.
Observe a distinção; na justificação, renunciamos a essência do pecado e do domínio de nos mesmo. Na santificação, abandonamos a pratica de pecados específicos a medida que amadurecemos em Cristo.
Visto essa breve explicação partimos para o que nos é proposto.
O assunto santificação não é mais bem visto nas igrejas modernas, hoje se fala de tudo, temos jovens empolgados até mesmo com a teologia reformada, mais não a neles essa mesma empolgação em uma imperativo de Deus como esse, a saber, a SANTIFICAÇÃO.
Para falar de um assunto tão assustador para a cristandade atual, pois a santificação deveria ser um distintivo real, notório, e comum na vida de cada cristão, mas, devida a já falada modernidade, as novas tendências, o liberalismo, o relativismo, e tantos ismos de nossa tempo, um assunto de grande importância para a vida cristã, tem sido deixado para traz por muitos lideres, que por medo da opinião popular, tendem a não mais pregar a PALAVRA DE DEUS em sua totalidade, mais sim trazer mensagens motivacionais, e até mesmo dizer aquilo que Deus não disse, para acalentar o coração do homem.
Um imperativo, a santificação é um imperativo; Pedro recorda aos seus leitores esse imperativo:
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16
Fazendo assim menção do imperativo do Senhor em Levítico 11. Que esta escrito;
“Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis , e sereis santos, porque eu sou santo,”Levítico 11:44
Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo. Levítico 11:45
O livro de levítico, é um livro que Deus tem usado esse imperativo constantemente, levando ao povo hebreu a compreender a necessidade de se separar para Deus, de ser um povo santo e exclusivo para o serviço a Deus.
O apóstolo Pedro utiliza do velho testamento (A PALAVRA DE DEUS) pra trazer a igreja esse entendimento.
Mais devido ao antinomianismo que está norteando muitos nos dias atuais, a Bíblia para muitos não e, mais a inerrante, inefável, e totalmente a palavra de Deus.
Dias difíceis os quais estamos vivendo.
Em sua oração antes da crucificação Cristo ora, para que os seus discípulos e os crentes que creriam nele futuramente fossem santificados no Pai pois toda a santidade emana de Deus, os anjos de Deus declaram toda essa santidade em;
"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.Apocalipse 4:8"
,
o salmista expressa; "Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. Salmos 145:17 ."
E como vimos anteriormente ela é uma obra continua do Espirito Santo na vida do crente, não à nenhuma possibilidade de o homem, santificar a si mesmo, sem antes haver uma ação primária e continua de Santo Espírito de Deus, e como resposta a essa ação primária o homem então em processo de santificação se santifica não por obrigação como quem faz para receber algo, mas por amor e gratidão pela graça de Deus que lhe foi concedida.
Ao dizer isso Cristo esta enfatizando que a vida dos cristãos devem e tudo ser igual a sua própria vida, vida pela qual foi separada para o serviço a Deus, e não para as paixões do mundo, a ideia de ser santo e literalmente está; Ser alguém separado para a obra de Deus. É alguém que ama o que Deus ama e que odeia o que Deus odeia.
Pela falta da leitura diária da Santa Palavra de Deus, os crentes da presente hera estão relativizando a vida cristã a tal ponto de não importarem mais com a santificação, o escritor de hebreus nos adverte com firmeza quanto a isso. Hebreus 12:1-15.
"ela é uma obra continua do Espirito Santo na vida do crente, não à nenhuma possibilidade de o homem, santificar a si mesmos, sem antes haver uma ação primária e continua de Santo Espírito de Deus,"
Comments