top of page

UM "NOVO" MANDAMENTO



UM “NOVO” MANDAMENTO


João Calvino


Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes.

Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha. —1 JOÃO 2:7,8



Outros intérpretes, em minha opinião, não compreendem a intenção de João aqui. Ele diz “novo” porque Deus, de certo modo, renova o “novo mandamento” ao sugeri-lo diariamente, de modo que os fiéis possam praticá-lo ao longo de toda a sua vida, pois nada mais excelente pode ser almejado por eles. Quando as crianças aprendem na escola, no devido tempo cada lição dá seu lugar àquilo que é mais elevado e mais sólido.


Contudo João nega que a doutrina do amor fraternal seja desse tipo (do tipo de coisas que envelhecem com o tempo) e diz que está perpetuamente em vigor, de modo que é nada menos do que a mais elevada perfeição assim como é o próprio início. Entretanto, foi necessário que isso fosse acrescentado, pois como as pessoas são sempre mais curiosas do que deveriam ser, há muitos que sempre buscam algo novo. Consequentemente, há uma fadiga entre os cristãos com relação às simples doutrinas e isso produz números portentos de erros, quando todas as pessoas se embasbacam continuamente atrás de novos mistérios.


Agora, quando é sabido que o Senhor prossegue imutável da mesma forma estável, para que assim possa nos manter todos ao longo da vida na doutrina que aprendemos, uma rédea precisa ser colocada em desejos desse tipo. Portanto, que todos que desejam alcançar o objetivo da sabedoria com relação ao modo correto de viver sejam proficientes no amor.



“…que todos […] sejam proficientes no amor”.

Comments


©2021 por Igreja Batista Reformada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page